22 maio 2006

Psicopedagia II

Nossa, parece que faz 1000 anos que nao venho aki....
Bem, vou postar algumas conclusões de minha pós-graduaçao, digo, alguns estudos concluídos, bem definidos. Minha querida professora deste mês foi uma mulher dinâmica, professora mestra da UERJ, extrovertida, inteligentíssima, animada, bem-humorada, enfim, tudo de bom! Foi tratado sobre a Psicanálise e a Educaçao. Tema difícil, visto a complexidade(e loucura) de Freud!Mas antes, falarei sobre o auto-conhecimento, tratado pelo Prof. Dr. Ruy Cezar(PUC/SP), numa palestra sexta-feira.

Educar - latim educare= tirar de dentro.

O sábio é aquele que sabe que nada sabe.(Sócrates)

O educador é um eterno aprendiz.

O ser humano é fruto de um possibilidade de conexões.

Amor= conexão.

O auto-conhecimento é um caminho que dura a vida toda.

As doenças têm profunda mensagem pra acordar as pessoas.

A mudança real parte da descoberta de si mesmo.

Erro= andar / Errante= aquele que anda.

O olhar é o primeiro passo para trabalhar o auto-conhecimento das pessoas.

Os olhos são espelhos da alma, porque os olhos dizem coisas que as palavras não dizem.

O auto-conhecimento= nascer de novo.

Um pai e uma mãe podem exigir tudo de um filho, menos amor. Porque amor se conquista.

Amor= acolher.


Freud descobriu o inconsciente e a partir daí passa a tratar os seus pacientes diferente do método convencional - Psicanálise(= é eu aprender a lidar com minhas dificuldades).

Cada um de nós constrói um sentido para entender o sentido da vida.

O EGO é a primeira instância da estrutura da personalidade do sujeito, é a parte mais consciente, parte que torna linear o ser humano.

O SUPEREGO é a lei de cada cultura. Censura interna. Reprime o inconsciente com as idéias internalizadas.

ID é o reservatório da libido. Sempre no inconsciente.

Mãe é mãe e filho é filho. É preciso separar para facilitar a confiança.

A neurose é o resultado de um superego muito rígido, cobrador.

Os pais não devem se meter na vida de seus filhos naquilo que pertence a eles.

Quanto mais rígido sou comigo, mais sou com os outros.

O máximo do neurótico - ninguém presta pra ele porque ele não suporta sucesso.

Todas as áreas dentro da Psicologia limita muito o resultado final.

O EGO e o Superego estão em eterno conflito dentro da gente.

Os sonhos são realizações dos desejos proibidos, reprimidos. O sonhos são sempre uma metáfora da realidade.

Filho sem limite= marginal( Ex.: colocam fogo em mendigos)

Existem duas coisas na nossa vida, que somente se eu perder o controle aí que acontecem: a morte e o orgasmo.

Todo o percurso na infância pode marcar nossa vida.

O ser humano tem pavor das diferenças, por isso existem tantas brigas.

Mãe e pai sempre estão internalizados nas crianças.

Toda oralidade está impregnada de paixão e de desejo.

Todo o inconsciente é majoritário na nossa estrutura.

Sugestão de filme: Bagdá Café

3 Comments:

Blogger Eu* said...

ATENÇAO: erro gritante: o título do post está Psicopedagia, mas é PSICOPEDAGOGIA!
Ai, q falha horrível!
Desculpem....

segunda-feira, maio 22, 2006 10:25:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

ai meu deus que falha horripilante, horrorosa, a pior de todas as falhas que eu já em todos os posts dos blogs de todos e todos, meu deus.,.,. aiaiai.,.,., rssss.,.,. agora saindo da brincadeira, a frase que mais me intrigou e depois surpreendeu foi: "O máximo do neurótico - ninguém presta pra ele porque ele não suporta sucesso". Enfim, bem legal mesmo esse post, mas achei o primeiro ainda mais legal.,., continue com sua phos - graduação.,.,.,., - rsssssss - um beijo e tudo de bom.,.,., você já pensou em clinicar???

segunda-feira, maio 22, 2006 1:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Achei realmente interressante...Tem alguns conceitos desse palestrante e dessa professora que se nao me falhe a memoria é Regina o nome dela, que ainda nõa estao bem entendidos por mim. Mas Freud explica, não e mesmo Dra Gi.. Ja Pensou em fazer Mestrado e Doutorado... e ja Sonhou fazer um PósDóctor na França? heheh Um beijo

quarta-feira, maio 24, 2006 8:33:00 AM  

Postar um comentário

<< Home