24 agosto 2005

NEOQEAV

Parece q tá em outra língua, mas é isso mesmo...leiam q vcs vao gostar! eu sempre reflito ao ler esta mensagem. Boa Leitura!


Meus avós já estavam casados há mais de cinqüenta anos
e continuavam jogando um jogo que haviam iniciado
quando começaram a namorar.
A regra do jogo era que um tinha que escrever a palavra
"Neoqeav" num lugar inesperado para o outro encontrar
e assim quem a encontrasse deveria escrevê-la em outro
lugar e assim sucessivamente.
Eles se revezavam deixando "Neoqeav" escrita por toda
a casa, e assim que um a encontrava era sua vez de
escondê-la em outro local para o outro achar.

Eles escreviam "Neoqeav" com os dedos no açúcar
dentro do açucareiro ou no pote de farinha para que o
próximo que fosse cozinhar a achasse. Escreviam na
janela embaçada pelo sereno que dava para o pátio onde
minha avó nos dava pudim que ela fazia com tanto carinho.
"Neoqeav" era escrita no vapor deixado no espelho
depois de um banho quente, onde a palavra iria
reaparecer depois do próximo banho.
Uma vez, minha avó até desenrolou um rolo inteiro
de papel higiênico para deixar "Neoqeav" na última
folha e enrolou tudo de novo.
Não havia limites para onde "Neoqeav" pudesse surgir.
Pedacinhos de papel com "Neoqeav" rabiscado
apareciam grudados no volante do carro que eles dividiam.
Os bilhetes eram enfiados dentro dos sapatos e deixados
debaixo dos travesseiros.

"Neoqeav" era escrita com os dedos na poeira sobre
as prateleiras e nas cinzas da lareira. Esta misteriosa
palavra tanto fazia parte da casa de meus avós quanto
da mobília. Levou bastante tempo para eu passar a
entender e gostar completamente deste jogo que eles
jogavam. Meu ceticismo nunca me deixou acreditar
em um único e verdadeiro amor, que possa ser
realmente puro e duradouro.
Porém, eu nunca duvidei do amor entre meus avós.
Este amor era profundo. Era mais do que um jogo de
diversão, era um modo de vida.
Seu relacionamento era baseado em devoção e uma
afeição apaixonada, igual as quais nem todo mundo
tem a sorte de experimentar. O vovô e a vovó ficavam de
mãos dadas sempre que podiam.

Roubavam beijos um do outro sempre que se
batiam um contra outro naquela cozinha tão
pequena. Eles conseguiam terminar a frase incompleta do
outro e todo dia resolviam juntos as palavras cruzadas do
jornal. Minha avó cochichava para mim dizendo o quanto
meu avô era bonito, como ele havia se tornado
um velho bonito e charmoso.
Ela se gabava de dizer que sabia como pegar
os namorados mais bonitos.
Antes de cada refeição eles se reverenciavam e
davam graças a Deus e bênçãos aos presentes por
sermos uma família maravilhosa, para continuarmos
sempre unidos e com boa sorte.

Mas uma nuvem escura surgiu na vida de meus avós:
minha avó tinha câncer de mama.
A doença tinha primeiro aparecido dez anos antes.
Como sempre, vovô estava com ela a cada momento.
Ele a confortava no quarto amarelo deles, que ele havia
pintado dessa cor para que ela ficasse sempre rodeada
da luz do sol, mesmo quando ela não tivesse forças
para sair.
O câncer agora estava de novo atacando seu corpo.
Com a ajuda de uma bengala e a mão firme do meu avô,
eles iam à igreja toda manhã. E minha avó foi ficando
cada vez mais fraca, até que, finalmente, ela não mais
podia sair de casa. Por algum tempo, meu avô resolveu ir
à igreja sozinho, rezando a Deus para zelar por sua
esposa. Então, o que todos nós temíamos aconteceu.
Vovó partiu.

"Neoqeav" foi gravada em amarelo nas fitas cor-de-rosa
dos buquês de flores do funeral da vovó.
Quando os amigos começaram a ir embora, minhas tias,
tios, primos e outras pessoas da família se juntaram e
ficaram ao redor da vovó pela última vez.
Vovô ficou bem junto do caixão da vovó e, num suspiro
bem profundo, começou a cantar para ela.
Através de suas lágrimas e pesar, a música surgiu
como uma canção de ninar que vinha bem de dentro
de seu ser. Me sentindo muito triste, nunca vou me
esquecer daquele momento. Porque eu sabia que mesmo
sem ainda poder entender completamente a profundeza
daquele amor, eu tinha tido o privilégio de testemunhar
a beleza sem igual que aquilo representava.
Aposto que a esta altura você deve estar se perguntando: Mas o que Neoqeav significa?".

Nunca Esqueça O Quanto Eu Amo Você = "NEOQEAV"


(Vitorazzi)

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Desde já, "NEQQEAV" para a Ma, para minha Mamãe e para todos os meus amigos e para vc oneG! Bem bonito esse post. Não sei o que significa "NEQQEAV", mas que em todos os lugares haja "NEQQEAV", que todos tenham todos os "NEQQEAV" em suas vidas e possam vêlos em tudo. Abraços! Dorg! :)

quinta-feira, agosto 25, 2005 12:10:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

nossa xxxxxxxxx, esse texto é emocionante, eu pensei que se aparecesse neoqueav nas nuvens do céu no dia da partida da vovó eu ia acabar "borrando a maquiagem" (hummmmmmmmmmmm-hama)kkkkkkkk.... mas é verdade, me pintou um nozinho na garganta, hoje tô assim, tão feliz que tenho uma vontade latente de chorar... tô rindo fácil mas a garganta tá travada.... fiquei o dia inteiro cantando uma música linda e agora me vem esse texto aí pra arrematar.... muito bom, um beijo pra você.... wagner.,.,., esse texto me fez lembrar os meus avós que são uma das coisas mais lindas desse mundo.... ó o zoinho enchendo d`agua.... tchau....

quinta-feira, agosto 25, 2005 2:03:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Primeiramente desculpe pela demora Maza!
Esse post é muito bonito, quanta simplicidade na forma deste casal demonstrar seu amor um para com o outro. Gostei, e espero que um dia possa decorar minha casa com essa new word que já adotei no meu dialeto diario, neoqeav.
Acho que esta palavra tb pode ser extensiva a verdadeiras amizades, então para me despedir deixo ela aqui!
NEOQEAV, e Até!!!!!!

sexta-feira, agosto 26, 2005 12:19:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Giiiiiiiii!!!que coisa mais linda, mais pura....Meus Deus, eu quero isso p'ra minha vida!!!!!
Bjos
Fran

domingo, agosto 28, 2005 11:40:00 AM  

Postar um comentário

<< Home