30 outubro 2005

Trechos de Rubem Alves

Vou colocar aqui hoje umas frases tiradas do livro O retorno e terno – crônicas de Rubem Alves. Esse escritor é o que há! Ele é o MQTT em literatura contemporânea, na minha opinião.

As mil e uma noites são a estória de cada um. Em cada um mora um sultão. Em cada um mora uma Xerazade. Aqueles que se dedicam à sutil e deliciosa arte de fazer amor com a boca e o ouvido (estes órgãos sexuais que eu nunca vi mencionados nos tratados de educação sexual...) podem ter a esperança de que as madrugadas não terminarão com o vento que apaga a vela, mas com o sopro que a faz reacender-se.”

“Temos agora a chave para compreender as razoes do amor: o amor nasce, vive e morre pelo poder – delicado- da imagem poética que o amante pensou ver no rosto da amada....”

“Amor é estado de graça e com amor não se paga”. Nada mais falso do que o ditado popular que afirma que “amor com amor se paga”. O amor não é regido pela lógica das trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa que floresce porque floresce, eu te amo porque te amo.”

“Uma carta de amor é um papel que liga duas solidões. A carta é paciente. Guarda as suas palavras. E, depois de lida, poderá ser relida. Ou simplesmente acariciada. Uma carta contra o rosto – poderá haver coisa mais terna? Uma carta é mais do que uma mensagem. Mesmo antes de ser lida, ainda dentro do envelope fechado, tem a qualidade de um sacramento: presença sensível de uma felicidade invisível....”

“Saudade é a dor que se sente quando se percebe a distância que existe entre o sonho e a realidade. Mais do que isto: é compreender que a felicidade só voltará quando a realidade for transformada pelo sonho, quando o sonho se transformar em realidade”.

Eu amo esse autor, ele sabe escrever de uma maneira muito especial. Espero que voces também gostem.
beijo

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

o post só tem meia hora que foi postado e eu já vou comentar... eita... eu acho tão bom esse negócio do blogspot não ter aquela coisa de escrever aquelas letras, além do mais, nós que temos blogspot podemos ter comentários em inglês de pessoas desconhecidas, isso é chique de mais não é?? rssss... esse Rubem Alves é muito bom pelo que deu pra perceber... cê precisa ler Guimarães (grande sertão), ele tem umas frases muito ignorantes. O legal é que ele mesmo usando palavras desconhecidas consegue dar a impressão de que é um cara humilde que tá falando. palavras difíceis, assuntos complexos e ainda o ar de que tudo é simples, pra mim ele é o eterno MQTT da literatura brasileira, posso tá enganado, mas por enquanto eu acho isso... um beijo, wagner.,.,., p.s: ainda bem que seu computador voltou....

domingo, outubro 30, 2005 6:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa Maza só hj que eu estou aqui na sua casa que eu consegui comentar e posso dizer que é muito bom ler coisas inteligentes com coerencia e com logica de simples seres-humanos!!!!!!!!!!
É isso!!!!!!
Regi

quarta-feira, novembro 02, 2005 9:08:00 PM  

Postar um comentário

<< Home